Home | Fale conosco
 
 
 
Agências de Turismo
Informem-se sobre a profissão para não colocar em risco seus clientes.

Por que contratar Um Guia de Turismo?

A Profissão de Guia de turismo é regulamentada pela lei federal 8.623 de 28 de Janeiro de 1.993 e do Decreto Federal 946 de 01 de Outubro de 1993, Lei de Contravenções Penais. Decreto-Lei nº3.688 de 03 de outubro de 1941- Artigo 47 da Exercício ilegal da profissão, Leis Estaduais e Municipais conforme o município.
Se você comprou um passeio exija o guia de Turismo credenciado pelo Ministério do Turismo.
A transportadora em que você viaja é obrigada a contratar o guia de turismo conforme a categoria mencionada no decreto 946/93:
Art. 4º Conforme a especialidade de sua formação profissional e das atividades desempenhadas, comprovadas perante o Ministério do Turismo, os guias de turismo serão cadastrados em uma ou mais das seguintes classes:

  1. guia regional - quando suas atividades compreenderem a recepção o traslado, o acompanhamento, a prestação de informações e assistência a turistas, em itinerários ou roteiros locais ou intermunicipais de uma determinada unidade da federação para visita a seus atrativos turísticos.
  2. guia de excursão nacional - quando suas atividades compreenderem o acompanhamento e a assistência a grupos de turistas, durante todo o percurso da excursão de âmbito nacional ou realizada na América do Sul, adotando, em nome da agência de turismo responsável pelo roteiro, todas as atribuições de natureza técnica e administrativa necessárias à fiel execução do programa.
  3. guia de excursão internacional - quando realizarem as atividades referidas no inciso II, deste artigo, para os demais países do mundo;
  4. guia especializado em atrativo turístico - quando suas atividades compreenderem a prestação de informações técnico-especializadas sobre determinado tipo de atrativo natural ou cultural de interesse turístico, na unidade da federação para qual o mesmo se submeteu à formação profissional específica.
A categoria está identificada na credencial do Guia de Turismo. O órgão fiscalizador é o próprio Ministério do Turismo; Contratar um Guia de Turismo Através de uma entidade representativa legalmente constituída como a ABGTUR, garante ao contratante segurança, qualidade, informações atualizadas e abre um canal para eventuais sugestões e reclamações.

Como contratar um Guia de Turismo?

Para contratar um profissional credenciado e garantir o sucesso do seu passeio, você deverá enviar e-mail para abgtur@abgtur.tur.br. Exija a Credencial do Guia de Turismo conforme a categoria e valida. A credencial vence a cada 05 anos. É simples e seguro.

Denúncias contra empresas que não contratam Guia de Turismo credenciados

Apesar de Existir toda uma regulamentação e organização em torno da profissão de Guia de Turismo (Única Profissão Regulamentada na Área Turística Brasileira), muitas são as empresas que arriscam suas reputações e a segurança de seus clientes contratando pessoas não credenciadas.

Para garantir que cada vez mais as empresas tenham essa consciência, a Embratur realizou a campanha VIAGE LEGAL, e a partir daí, intensificou-se a fiscalização contra irregularidades.como resultado, hoje existem dezenas de processos jurídicos.
Evite esta situação para sua empresa e seus clientes. Contrate somente profissionais credenciados.

Em caso de irregularidades, denuncie por escrito ou encaminhe aos seguintes Órgãos: Ministério do Turismo, Procon, Ministério Público ou Delegacia de seu Estado.

 
Rua Profª Olga Balster, 2177 – Sala 09 – Capão da Imbuia – Curitiba - Paraná | CEP 82810-160
Cel.: (41) 9534-2848 E-Mail: abgtur@abgtur.tur.br